martes, 3 de septiembre de 2013

Entidade que preserva abelhas em extinção é agora de utilidade pública




A Assembléia Legislativa aprovou ontem (28), projeto do deputado Stephanes Junior (PMDB) que declara de utilidade pública a AMAMEL – Associação dos Meliponicultores de Mandirituba .A meliponicultura é a prática agricola que se dedica à criação racional de abelhas, resgatando e mantendo no meio ambiente muitas espécies nativas que já estão no livro vermelho do IAP e em processo de extinção, contribuindo com a preservação das espécies indígenas sem ferrão.
 

Criada em julho de 2009, a AMAMEL conta atualmente com 20 associados, que se reúnem mensalmente em suas casas para efetuar práticas de manejo e as principais espécies criadas são Tubuna, Jataí, Mandaçaia, Mandurí e Guaraipo.
A primeira organização de estímulo ao desenvolvimento da  meliponicultura foi criada em Mandirituba. Foi criada para orientar, auxiliar e amparar os meliponicultores associados. A organização também estimula a produção agrícola por meio da polinização – transferência de grãos de pólen de uma flor para o estigma de outra flor – que permite a ampliação do número de frutos e de sementes. Além das aulas práticas, que ocorrem na primeira quarta-feira de cada mês, das 9 às 17 horas, a Associação pretende construir a curto prazo uma Casa de Mel, e também estuda a possibilidade de processar própolis.
Com o objetivo de reiniciar as atividades com as melíponas e fazer a transferência de abelhas dos troncos para as caixas racionais, o encontro reuniu associados e convidados, além de simpatizantes dos “meliponíneos”. Ao todo foram trabalhados oito troncos e todas as abelhas resgatadas e acondicionadas em caixas racionais.
 Os meses de julho e agosto são considerados os melhores para a transferência de famílias que foram encontradas em troncos ou galhos de árvores oriundos de desmatamento autorizado, isso porque a rainha não tem postura neste período, como ocorre na primavera e no verão.  Além disso, nesta época do ano, o número de abelhas é menor, enxames menores sofrem menos com o estresse desta operação.
Em 30 de dezembro de 2010 a associação obteve, através da Lei nº598/2010, a declaração de Utilidade Pública Municipal.
Hoje a AMAMEL representa um projeto de agricultura sustentável, pois objetiva a geração de renda, inclusão social e preservação ambiental para os pequenos agricultores do município e região. Através do seu trabalho com as abelhas nativas, propicia ganhos signifi cativos de produtividade das culturas agrícolas e florestais.
Matéria de responsabilidade do gabinete do deputado Stephanes Junior.Jornalista responsável: Neusa Mirian Lang Pohl   3350-4026

FUENTE: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=39676&op=gente
 

No hay comentarios:

Publicar un comentario